Dicas da Thatynha: Pele oleosa: mitos X verdades

Pele oleosa: mitos X verdades

Quem tem pele oleosa sempre sofre, pois a maquiagem não segura, no dia dia é uma agonia. Mas alguns cuidados fazem com que a pele consiga controlar melhor a oleosidade e se livrar do excesso de brilho indesejado e manter a cútis equilibrada, bonita e saudável.
Porém é tanta informação que as vezes fica até complicado saber o que é mito e o que é verdade, por isso trouxe alguns quesitos sobe o assunto, para então tirar algumas duvidas!


A pele oleosa tem mais tendência a ter acne. Verdade!
Ela cria um ambiente favorável ao crescimento de bactérias e aumenta o bloqueio dos poros - provocado pela secreção sebácea excessiva. Devido a essas duas características, as lesões de acne se formam com maior facilidade. O tratamento acaba sendo o mesmo e medicamentos específicos agem promovendo a atrofia das glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade e também as lesões.

Pele oleosa tende a ter menos rugas. Verdade!
É uma particularidade deste tipo de pele, que devido a camada mais espessa da pele, o aparecimento de rugas finas é menor, retardando os efeitos do tempo. Por isso, iniciar tratamentos com produtos anti-idade o quanto antes fará com que o surgimento das linhas de envelhecimento seja ainda mais tardio.

Quem tem a pele do rosto oleosa tem, necessariamente, a pele do corpo oleosa. Mito!
Apesar do que normalmente se pensa, quem possui maior oleosidade no rosto não necessariamente apresentará esse aspecto em outras partes do corpo. A maioria dos brasileiros possui o corpo seco e a face oleosa, que é a área de maior concentração de glândulas sebáceas.

Peles oleosas também devem usar hidratante e filtro solar. Verdade!
A pele oleosa possui um hidratante natural, mas isso não dispensa o uso de hidratantes, o principal a se pensar é o veículo a ser utilizado. Se o hidratante em sérum se adapta com maior facilidade, a dica é apostar em produtos que promovam a sensação de toque seco. Já o protetor solar não agrava o aspecto luminoso da pele, mas também deve ser usado o produto na versão oil free e de rápida absorção. O mais importante é que o paciente faça uma higiene adequada antes de dormir para remover todos os excessos de produtos.

Existem alimentos que deixam a pele ainda mais oleosa, como o chocolate. Verdade!
A alimentação também pode influenciar na oleosidade da pele. Alguns alimentos estimulam a produção de secreção pelas glândulas sebáceas. A maioria das pessoas percebe relação entre o surgimento de acne com períodos de excessos alimentares de doces, alimentos gordurosos e derivados de leite.

Esfoliar a pele oleosa ajuda a remover cravos e desobstruir poros. Verdade!
A esfoliação remove a camada mais superficial da pele e, por consequência, desobstrui os poros. Já a remoção de cravos na face, redução do brilho e da oleosidade são apenas momentâneas.

Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto sempre que possível. Mito!

Não há necessidade de lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia, a não ser que o paciente sinta muito incômodo. Repetidas lavagens não resolvem o problema. O que sugerimos é o uso de sabonetes específicos pela manhã e ao deitar, já que esses produtos, em geral, têm compostos que auxiliam na remoção das células mais superficiais e na redução da oleosidade, diminuindo o brilho. E na hora de lavar o rosto lembre-se: a água quente resseca a pele, enquanto a fria mantém a hidratação natural.
Fonte: Vogue Brasil

Agora sim fica melhor pra esclarecer não é mesmo?
Não deixe de me acompanhar também no Instagram @dicasdathatynha por lá estou sempre dando dicas de produtos e cuidados!





Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então deixe sua opinião,
vou adorar!